Comunicado – Água com papel decisivo na luta contra o Covid-19

Quercus relembra importância da sua preservação

Nesta fase do combate ao contágio por Covid-19 o recurso água ganha uma importância acrescida. É um facto que, neste âmbito da Emergência de Saúde Pública de Âmbito Internacional, a água é um dos nossos maiores aliados já que, a todos os gestos, deveremos lavar as mãos e desinfetá-las convenientemente. Algo que sem água não seria possível.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), «apenas metade dos países possui um sistema de referência clínica para a covid-19, nomeadamente o programa nacional de prevenção e controlo de infeções e padrões WASH (água, saneamento e higiene) em todas as unidades de saúde». A Organização das Nações Unidas (ONU) já anunciou que mais de 2,7 biliões de pessoas deverão sofrer com a falta de água em 2025, se o consumo no planeta continuar nos níveis atuais. Fica claro que controlar o uso da água significa deter poder, ou não estivéssemos a viver uma das maiores pandemias causadas por um vírus que não sobrevive se estivermos continuamente a lavar as mãos e a limpar e desinfetar superfícies impedindo a sua propagação.

Mas a água não tem impacte só no setor da saúde. É necessária para a produção de alimentos, energia, o abastecimento doméstico e sanitário, a indústria e sustentabilidade ambiental. É, portanto, cada vez mais imprescindível uma gestão adequada deste recurso. E, lembrando uma vez mais que a água ajuda no combate contra o contágio por covid-19, não nos devemos esquecer da sua escassez. Nunca é de mais recordar como devemos agir para racionalizar e poupar um recurso precioso e essencial à vida.

Quercus analisa utilização da água pelos portugueses através de inquérito online

Esteve disponível entre dias 21 de fevereiro e 21 de março de 2020 um inquérito online, desenvolvido pela Quercus ANCN no âmbito do projeto ECOCASA, com o objetivo de promoção e divulgação de informação sobre eficiência ambiental em casa.

Neste caso, o inquérito focou-se no consumo básico do recurso água. A intenção foi perceber, em primeira instância e de forma generalizada, a realidade vivida pelos portugueses em relação aos seus hábitos mais indispensáveis, de consumo deste recurso. O questionário foi respondido exclusivamente via web, com recurso à plataforma GoogleForms, tendo sido recolhidas 1075 respostas completas. 

A caracterização dos participantes do estudo revelou que quase todos os portugueses que responderam ao inquérito (99,3%) têm noção de que a água é um bem escasso e, destes, 92% dizem preocupar-se diariamente em poupar água. É verdade que o estudo revelou que quase metade dos portugueses (44%), demora menos de 8 minutos no duche.  A maioria dos participantes já deixou de tomar banho de imersão – 82% revelaram que nunca tomam banho de imersão e apenas 18% dizem tomar uma média de quatro banhos de imersão por ano. Já sobre o custo da água, a maioria dos portugueses considera que a água é um recurso caro (67%).

Neste inquérito também se verificou que, no universo de inquiridos que se preocupam com a poupança de água, a maioria não possui autoclismos de dupla descarga, o que é hoje em dia um acessório muito comum e ainda há quem não saiba do que se trata. Convém lembrar que cada descarga de autoclismo comum gasta entre dez a 15 litros de água.

A maioria dos inquiridos que se preocupa em poupar água em casa não faz ideia de quanto gasta uma torneira, que se aberta durante um minuto pode consumir 12 litros de água. Saliente-se que, se cada português mantiver a torneira aberta desnecessariamente durante um minuto, tal representa um desperdício de 120 milhões de litros de água e que estes 120 milhões de litros de água garantem as necessidades básicas diárias de um milhão de pessoas.

No âmbito do Projeto ECOCASA, Quercus lança simulador gratuito e disponível online que mede o consumo de água nas nossas casas

Por ocasião do dia mundial da água, comemorado ontem, dia 22 de março, a Quercus disponibiliza durante o dia de hoje e através do projeto ECOCASA, um simulador online, disponível em www.ecocasa.pt. Este simulador permite aos portugueses medir os seus consumos e, assim, perceber se consomem este recurso acima da média do seu distrito ou, se por outro lado, são eficientes e consomem abaixo da média. No caso de se sentirem ineficientes, poderão contactar a equipa do projeto que lhes sugerirá medidas de melhoria; a implementação destas representará poupanças significativas deste recurso essencial.

A poupança de água está diretamente relacionada com a utilização de boas práticas; estas, depois de interiorizadas, tornam-se um hábito comum em casa de cada um de nós.

Recordando esta difícil fase que atravessamos, convém reforçar que sem água não há vida e, por isso, temos todos um papel fundamental na sua proteção e valorização. Com pequenos gestos e opções mais eficientes, poderemos ainda ir a tempo de salvar este bem tão precioso!

Este simulador foi desenvolvido pelo projeto ECOCASA com a colaboração das empresas: Make It Digital, Zypho e Heaboo.

Lisboa, 23 de Março de 2020

A Direção Nacional da Quercus.

Relatório do inquérito disponível aqui

Recent Posts